Enlaces para accesibilidad

Obama: "economia está progredindo"


<!-- IMAGE -->

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que há sinais de progresso na economia mas alertou que o país não está fora de perigo e que a recessão vai causar mais desemprego e retomadas de casas.

Num discurso na Universidade Georgetown, na capital americana, o presidente afirmou que o plano de recuperação do governo reduziu o número de demissões, estimulou companhias dos setores de energia e construção a contratarem funcionários e ajudou o setor imobiliário.

Obama declarou que o governo deve reformar as leis que regulam o sistema financeiro, raiz da crise econômica, impôr novas regras para os investidores e adequar os salários dos executivos.

Seguindo a mesma linha, Ben Bernanke, presidente do Fed, o Banco Central americano, disse que a queda da economia pode estar diminuindo. Bernanke afirmou que o setor imobiliário e os gastos do consumidor americano estão refletindo sinais de melhora.

O presidente do BC disse ainda que a economia americana não enfrenta problemas que não possa superar com perspicácia, paciência e persistência.

O governo acompanha de perto as vendas no comércio porque o consumo representa 66% do PIB americano e é fator chave para a recuperação econômica dos EUA.

XS
SM
MD
LG