Enlaces para accesibilidad

Nova era entre Cuba e EUA


<!-- IMAGE -->

Mesmo que as conversações oficiais entre Washington e Havana ainda não tenham começado, a nova era entre os dois países já teve início.

Há um ano, quando George W. Bush era o presidente dos EUA, falar sobre uma mudança na política para Cuba era praticamente um assunto proibido.

Mas agora, com Barack Obama há pouco mais de 3 meses na Casa Branca, a retomada das relações, rompidas por quase 50 anos, é uma questão de tempo.

Obama afirmou em Trinidad e Tobago, onde participou da Quinta Cúpula das Américas, que os Estados Unidos buscam um novo começo com Cuba e que estão dispostos a manter um contato com o governo da ilha comunista.

Veja também: Obama abre as portas para Cuba

O presidente americano espera que, agora, o governo de Raúl Castro dê o próximo passo. Um passo que parece complicado, mas não é impossível.

Washington espera que Havana solte os presos políticos e dê mais liberdade para o povo.

Raúl Castro garantiu que mandou dizer ao governo Obama, em particular e publicamente, que está pronto para conversar com Washington sobre direitos humanos, liberdade de imprensa, presos políticos e tudo mais que os americanos quiserem.

O comentário do presidente comunista gerou muitas expectativas entre o povo cubano.

XS
SM
MD
LG