Enlaces para accesibilidad

Tudo pronto para a Cúpula


<!-- IMAGE -->

Já está pronto o texto final do “Projeto de Declaração de Compromisso de Porto Espanha”, que vai ser debatido pelos 34 mandatários convidados a participar da Quinta Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago.

Os negociadores realizaram 10 reuniões para que pudessem chegar a um consenso e aprovar o texto do final. O documento se concentra nas soluções para a crise econômica, para a cooperação energética e a segurança do continente americano.

Jeffrey Davidow, Conselheiro da Casa Branca para assuntos da Cúpula, afirmou que já está pronta para ser divulgada a declaração conjunta, negociada cuidadosamente entre os representantes dos países.

O documento será revisado ainda na terça-feira pela manhã, a 3 dias do início do encontro em Trinidad e Tobago, marcado para ocorrer entre 17 e 19 de Abril.

O texto cita também um forte compromisso dos presidentes para reforçar a cooperação mútua, restaurar o crescimento mundial e realizar as reformas necessárias nos sistemas financeiros para que o continente possa superar a crise econômica.

A presidente da Argentina, Cristina Fernandéz de Kirchner, abrirá a Cúpula na sexta-feira, seguida pelo pronunciamento do presidente americano Barack Obama, possivelmente, o discurso mais esperado do encontro.

O primeiro-ministro da Jamaica, Bruce Holding, dará continuidade ao protocolo que vai terminar com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, representando os líderes centroamericanos.

No sábado, os chefes de Estado vão continuar com as deliberações durante todo o dia e estão previstas reuniões em particular entre os presidentes.

O evento vai terminar com uma coletiva de imprensa no domingo, quando um grupo de mandatários vai divulgar detalhes dos assuntos analisados na Cúpula.

XS
SM
MD
LG